Robert Downey Jr. propõe ideia de limpar o lixo do planeta com ajuda da robótica


O ator Robert Downey Jr. marcou presença na Re: Mars, conferencia da Amazon, para discursar a respeito de seu projeto sobre o futuro do meio ambiente com o lançamento de uma fundação que utiliza nanotecnologia e robótica para fazer uma limpeza no planeta. A novidade deve começar a atuar em abril do ano que vem.

Denominado de The Footprint Coalition, detalhes do projeto ainda não foram revelados e Robert ainda não revelou de que modo a novidade vai chegar em matas nem com quem ele pensa em fazer parcerias. Outro ponto que ainda não está definido é o site do projeto que, por enquanto, se trata apenas de uma página de espera que solicita a inscrição de quem a visita para que possam acompanhar as próximas etapas desta jornada ambiental.

Leia Também: Privatização dos Correios pode ser barrado pela a oposição

O interprete do Homem de Ferro abriu o evento da Amazon e marcou presença com o intuito de falar a respeito dos benefícios proporcionados pela Inteligência Artificial, ou IA, já que o ator apresentou um documentário sobre o assunto recentemente.

Privatização dos Correios pode ser barrado pela a oposição


O presidente Jair Bolsonaro acaba de liberar a desestatização dos Correios, e isso acontece menos de um mês após a autorização dada por ele para que os estudos do processo de privatização da empresa seja iniciado.

Vale lembrar que Juarez Aparecido Cunha, que é presidente dos Correios desde novembro do ano passado, já aceitou a possibilidade de tornar o capital da empresa aberta, transformando-a assim em uma sociedade anônima.

Mas esse processo não será nada fácil, já que a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Correios aprovou uma audiência pública para que o assunto seja debatido e tentar reerguer as contas da empresa para tentar evitar sua venda.
Já os funcionários da empresa prometem greve, além de estudarem ações que possam ser tomadas. A categoria, que planeja uma greve já para o mês que vem, alega que haverá desemprego e que também regiões distantes do país deixarão de ser atendidas com a mudança.
Mas na visão o Delegado Waldir, que é deputado federal, esses obstáculos podem ser facilmente superados.

Montanhas de gelos é descoberto no polo norte do planeta Marte


Acabam de ser descobertas grossas e antigas camadas de gelo no polo norte marciano por um radar com o nome de Shallow. Além de serem responsáveis pelo maiores reservatórios de água presentes no planeta vermelho, essas camadas também são registros importantíssimos de eras glaciais que ocorreram no planeta.

As camadas, que representam uma preciosa fonte de dados a respeito de como era o clima de Marte antigamente, se mantiveram intactas durante milhões de anos devido a proteção oferecida por depósitos de areia que se acumularam acima delas. Também chamada de SHARAD, a sonda penetrou seus sinais em solo marcianos e as camadas de gelo foram encontradas a 1,6km de profundidade.
De acordo com os pesquisadores, esse processo é uma consequência da oscilação entre períodos quentes e frios em Marte já que eras glaciais faziam surgir imensas geleiras em regiões polares, enquanto a camada de gelo era coberta por uma camada de poeira quando o tempo esquentava, e isso acabava impedindo a evaporação do água para a atmosfera. O estudo dessas calotas de gelo permitirá que descubramos se Marte algum dia já possuiu vida.

Protótipo de táxi voador é anunciada por empresa alemã



Foi apresentado na quinta-feira da semana passada, 16/05, pela star-up Lilium, da Alemanha, um projeto de táxi voador. Embora soe bastante inovador, essa tecnologia já vem sendo trabalhada por várias empresas ao redor do mundo e tem grandes chances de revolucionar o transporte das grandes cidades.

O novo modelo de carro possui cinco lugares e conta com 36 motores movidos a eletricidade que funcionam de modo similar a reatores e podem alcançar uma velocidade máxima de 300 quilômetros por hora.

Esta novidade integra a grande lista de veículos denominados eVTOL que são capazes de decolar e pousar na vertical. Segundo a empresa, o teste inicial do táxi Lilium foi realizado no começo deste mês e deve se tornar um transporte quatro vezes mais veloz em 2025.
Os táxis começaram as suas operações com um piloto em seu interior, mas a expectativa é que eles venham a ser completamente autônomos. A Lilium, a Aikrbus e a Boeing são apenas algumas das centenas de empresas ao redor do mundo que são entusiastas dos táxis que voam.

60 novos satélites é lançado só de uma vez pela a SpaceceX


Os primeiros sessenta satélites do sistema Starlink da SpaceX foram lançados nesta quinta-feira, 23/05. A intenção é fornecer internet a partir do espaço e Elon Musk, que é dono da Tesla e lançou o Roadster no ano passado, está por trás do projeto.

Os foguetes começaram a ser lançados às 23h30, sessenta minutos após o Falcon 9, e se posicionarão usando seus propulsores em uma órbita de 550km e Musk divulgou o sucesso do projeto através de seu twitter.

A SpaceX é lider na corrida espacial dos dias atuais privada e Musk deseja dominar de 3% a 5% do mercado, o que equivaleria a US$30 bilhões anuais. O governo americano deu sinal verde para o lançamento de até doze mil satélites pela SpaceX, mas para Elon apenas mil desses são necessários.
A Starklink começará seu funcionamento quando 800 satélites estiverem ativos após doze lançamentos e Musk tem a expectativa que sua empresa seja dona da maioria dos satélites em órbita da terra em no máximo dois anos.

Hoje em dia existem aproximadamente 2100 satélites orbitando o nosso planeta além dos que estão inativos.

Carro híbrida é lançado no Brasil e já faz sucesso


O primeiro veículo híbrido flex do planeta será o sedã médio e a Toyota promete que o carro será movido a etanol. Ainda não foram divulgados valores e modelos da novidade.

A geração de número 12 e que está sendo produzida em Indaiatuba deve chegar nas lojas brasileiras nos últimos três meses desse ano. Já em países como Colômbia, Peru, Chile, Uruguai, Paraguai e Argentina a previsão é que a novidade chegue no primeiro semestre do ano que vem. A intenção de produzir motores híbridras flex foi anunciada pela Toyota no começo do ano passado.

O estudo sobre a possibilidade da produção de tal modelo começou ainda em 2015 e acabou unindo as equipes japonesa e brasileira da Toyota visando um modo de achar uma alternativa eficiente e não poluente ao mesmo tempo.
A partir disso, estudos mostraram que este modelo, uma vez abastecido com etanol, possui uma grande possibilidade de eliminar completamente sua emissão de CO2, já que esse combustível quando usado de forma pura possui esta característica.

A novidade faz parte das metas da Toyota para o Desafio Ambiental 2050 que visa a redução dos impactos nocivos que os automóveis causam para o mínimo possível.

O seu celular pode te causar várias doenças, veja como evitar


O telefone celular, que é uns dos objetos mais utilizados no nosso dia a dia atualmente, possui muito mais bactérias do que um vaso sanitário.

Para se ter uma ideia, a tela desses dispositivos podem contar com no mínimo seis tipos diferentes destes organismos, com a temida Streptococcus spp entre elas, que é a responsável por doenças como pneumonia e faringite.

Otite, faringite e gastroenterite são apenas algumas das doenças que podem ser causadas pelas impurezas presentes nos celulares e, para que elas possam ser evitadas, é de suma importância que usemos bem esses aparelhos, além de higieniza-los com certa regularidade e também que mantenhamos as nossas nãos limpas.

Outro tipo de organismos nocivos muito comum em celulares são as enterobactérias como a salmonella spp e a escherichia coli, que podem provocar graves doenças relacionadas ao intestinais.
Apesar de tudo isso, essas bactérias estão presentes em nossas mãos, pele e boca e, por isso, a chance de que elas nos façam mal é bastante pequena, mas sempre é bom mantermos nossos celulares limpinhos.

Uma jovem criou um novo tipo de isopor que é biodegradável


Foi pensando em contribuir para que o mundo se torne um lugar melhor para se viver a inspiração para uma jovem de Curitiba criar embalagens biodegradáveis com a finalidade de aposentar o popular isopor.

Bastante usado em diversas embalagens em todos os seguimentos possíveis, o isopor, apesar de ser totalmente reciclável, quando descarto incorretamente demora entre cem e trezentos anos para se decompor, prejudicando assim os mares.

Além da maioria das pessoas não saber que o isopor é reciclável e por isso não o separar, outro obstáculo que esse processo enfrenta é o requerimento de uma máquina especial para que ele possa ser realizado presente apenas em poucas cidades do nosso país.
Foi pensando nessas coisas que a jovem de 16 anos Sayuri Magnabosco pensou em substituir esse material por cana de açúcar, produzindo assim um material que se decompões em um mês apenas.
O processo consiste em misturar o bagaço de cana com água e farinha de trigo, moldar a massa na forma do objeto desejado e finalmente colocar as peças para secar para que elas endureçam.

Cptec prevê que Cuiabá terá uma minima de 8° C neste final de semana


Os moradores de Cuiabá devem tirar seus agasalhos do armário neste final de semana já que, segundo informações da Cptec, temperaturas de inverno se aproximam da cidade. Devido a chega de uma massa de ar frio vinda do sul brasileiro, o final de semana promete ser bastante frio no estado.

Devido a isso, foi emitido um alerta pela Defesa Civil para 66 cidades alertando a respeito da possibilidade de acontecimentos meteorológicos até segunda-feira. Na mensagem é sugerido que a população fique atentar a previsão do tempo para o caso de mudanças na rotina serem necessárias.

Ontem esta mudança já pôde ser sentida em Cuiabá, que teve 20º de mínima e 30º de máxima e também na Chapada dos Guimarães, que contou com 14 de mínima e 25 de máxima.

Leia Também: Perfils de má intenções são derrubados pelo o Facebook em sua rede

Já hoje a máxima em Cuiabá deve ser de 24ºC, enquanto a mínima será de 17. Em Chapada fará mais frio ainda, com 11ºC de mínima e 18 de máxima.

Perfils de má intenções são derrubados pelo o Facebook em sua rede


O falso anonimato que as redes sociais parecem oferecer faz com que seus usuários pensem que podem espalhar qualquer notícia ou ideia, e isso acaba de ser comprovado através de uma pesquisa da ONG Avaaz que encontrou mais de quinhentas contas de extrema-direita que eram utilizadas para espalhar fake news no Facebook.

Apesar da rigidez com que o Facebook trata o compartilhamento dessas coisas em sua plataforma, não quer dizer que milhares de pessoas não o faça. Outros países em que muitas páginas que compartilham noticias falsas foram Espanha, Polônia, Reino Unido, Itália, Alemanha e França e as contas responsáveis, que ultrapassavam seis milhões de seguidores e espalhavam também mensagens de ódio, por isso foram imediatamente deletadas.

Páginas bem maiores, com mais de vinte e seis milhões de seguidores, e que praticam estes mesmos atos também estão sendo investigadas em uma outra pesquisa.

Algumas das páginas infratoras que foram deletadas da rede social já contavam com mais de 500 milhões de visualizações no último trimestre, o que é algo bastante grave se levarmos em conta que hoje em dia qualquer coisa pode tomar proporções extraordinárias.

Até o momento quase 600 páginas e grupos e 330 perfis que compartilhavam notícia falsas foram encontrados.